O Dvayatānupassanā Sutta (Snp III.12) não apresenta os elos como uma série, mas sim como cada um servindo de condição para o sofrimento; os elos, como condições, são apresentados na mesma ordem que nos demais suttas.
Os quatro primeiros elos possivelmente representam uma paródia da cosmogonia Védica
O DN 15 traz uma sequência paralela que mostra como o princípio da origem dependente pode ser empregado para compreender as origens da desordem social (disputas) da mesma forma como pode ser empregado para compreender o sofrimento individual.
piyarūpaṃ sātarūpaṃ formas agradáveis e prazerosas
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taṇha desejo
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upadhi aquisições ou substrato
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jarā-maraṇa envelhecimento e morte
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viññāṇa consciência
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sañjānāti percepção
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vitakka pensamento
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papañca proliferação
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Uma sequência iniciada em taṇha é recorrente no Samyutta Nikaya (ver links abaixo). Isto levou ao entendimento de que esta seria a “sequência original”, como visto também no Kalahavivāda Sutta do Sutta Nipata.
Em ambos o Nandiyasakka Sutta e o Pamadavihari Sutta, a sequência é a mesma do Upanisa Sutta do elo pamojja até o elo samadhi, terminando assim:
"Quando a mente está concentrada, os fenômenos se manifestam. E porque os fenômenos se manifestam considera- se que ele é ‘alguém que permanece na diligência. (ariyasāvako appamādavihārī)."
cittassa upakkilesa corrupções que contaminam a mente
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upakkilesaṃ pajahati abandono das corrupções que contaminam a mente
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aveccappasāda perfeita claridade, serenidade e confiança no Buda, Dhamma e Sangha
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athaveda & dhammaveda entusiasmo e inspiração pelo objetivo e pelo Dhamma
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saññāgatassa uttari nissaraṇan’ti pajānāti conhecimento da escapatória de todo esse campo de percepção
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coração/mente imbuído das quatro moradas divinas (brahmavihara), ou seja, de amor bondade (metta), compaixão (karuna), alegria altruísta (mudita) e equanimidade (upekkha).
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cittaṃ vimuccati libertação da mente
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indriya saṃvuta contenção das faculdades do olho, ouvido, nariz, língua, corpo e mente.
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avyāsittacitta mente livre de máculas
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vimutti-nyāṇadassana conhecimento e visão da libertação
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sīla comportamento virtuoso
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indriya-saṃvara contenção das faculdades dos sentidos
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hirottappa vergonha e o temor de cometer transgressões