Ledi Sayadaw

Bhikkhu Nyana, que mais tarde se tornaria conhecido como Ledi Sayadaw (1846-1923), foi um dos mais destacados monges Budistas de Myanmar (antiga Birmânia) da era moderna, reconhecido no mundo Budista Theravada como um acadêmico, escritor e mestre de meditação. Ele se ordenou como samanera ainda jovem e aos 20 anos foi ordenado como bhikkhu. Mais tarde ele percorreu muitas regiões da antiga Birmânia com o propósito de propagar o Dhamma do Buda. Nas cidades e vilarejos que visitava além de proferir discursos do Dhamma ele também ensinava o Abhidhamma e meditação. Alguns dos centros de meditação estabelecidos por ele existem até os dias de hoje.

Autor de mais de setenta manuais, dos quais oito foram traduzidos para o inglês, ele se tornou o ‘pai’ da moderna tradição de meditação de insight que se espalhou de Myanmar para todo o mundo. Ele recebeu o título de Aggamaha pandita do governo da Índia em 1911 e mais tarde a Universidade de Rangoon lhe conferiu o título de Doutor em Literatura (Honoris Causa). Mesmo tendo um grande conhecimento das escrituras Budistas, ele tinha um talento especial para escrever numa linguagem viva e direta, com um estilo cintilante, adornando as suas explicações da doutrina Budista com símiles originais e esclarecedores.


 

Uma descrição concisa das vantagens que resultam da realização de Anatta.

 

Uma entrevista com o Venerável Ledi Sayadaw na qual ele responde a perguntas sobre como o kamma dos pais influenciam o kamma dos filhos, a visão do bardo, lembrança de vidas passadas, os cinco Abhiññana ou poderes psíquicos.

 

 

Revisado: 16 Novembro 2002

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.