Leigh Brasington

Leigh Brasington tem sido praticante Budista desde 1985 e ele é o discípulo sênior norte-americano da falecida mestra Ayya Khema tendo sido autorizado por ela a ensinar os jhanas. Ele nasceu e cresceu no Mississippi, filho de um pastor Presbiteriano. Leigh perdeu a fé na religião de sua família com 18 anos de idade ao ler o livro ‘The Source’ de James Michener, um romance épico que descreve as origens do Judaísmo. “Em essência, Deus morreu naquele verão,” uma década mais tarde ele “despertou para a dimensão espiritual da vida” enquanto viajava pela Ásia.

A prática de fato, no entanto, teve início apenas muitos anos mais tarde, quando ele participou de um retiro de meditação liderado por Ayya Khema, que por fim acabou ajudando Leigh a encontrar o caminho através dos jhanas e o encorajou a ensinar.

Na atualidade ele passa muitos meses no ano viajando pelos Estados Unidos, Europa e outras regiões, conduzindo retiros de meditação, a maioria dos quais inclui a prática de jhana. Ele também faz parte do corpo de professores visitantes do BCBS – Barre Center of Buddhist Studies em Barre/MA, EUA, e faz parte do corpo de professores do Spirit Rock Meditation Center em Woodacre/CA, EUA. Leigh trabalha como programador de computadores em Alameda, Califórnia, onde, entre outros projetos, ele recentemente desenvolveu um processador de texto em Tibetano. Além de trabalhar com mestres Theravada, ele estudou durante doze anos com o mestre Dzogchen Tibetano Tsoknyi Rinpoche.

http://home.alamedanet.net/~leighb/index.html


 

Uma entrevista sobre a prática dos jhanas para a revista Tricycle.

 

 

Revisado: 28 Maio 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.