Bhante Henepola Gunaratana (Nayaka Thera)

Henepola Gunaratana é um monge Budista nascido em 1927 no Sri Lanka. Ele foi ordenado como noviço aos 12 anos de idade em um pequeno templo no vilarejo de Malandeniya no distrito de Kurunegala no Sri Lanka. O seu preceptor foi o Venerável Kiribatkumbure Sonuttara Mahathera. Ele recebeu os ensinamentos básicos Budistas em uma pequena escola para monges e com 20 anos de idade recebeu a ordenação superior como monge em Kandy. Os estudos superiores foram realizados no Vidyalankara College em Kelaniya e no Missionary College da Mahabodhi Society em Colombo. Em seguida ele foi enviado para a Índia por 5 anos para um trabalho missionário através da Mahabodhi Society junto à casta dos intocáveis (Harijana) em Sanchi, Delhi e Bombaim. Mais tarde ele passou dez anos como missionário na Malásia onde atuou como conselheiro religioso da Sasana Abhivurdhiwardhana Society, Buddhist Missionary Society e da Buddhist Youth Federation of Malaysia. Ele atuou como professor nas escolas Kishon Dial School e na Temple Road Girl's School e como responsável pelo Buddhist Institute of Kuala Lumpur.

A convite da Sasana Sevaka Society, Bhante Gunaratana foi para os Estados Unidos em 1968 para atuar como Secretário Geral do Buddhist Vihara Society em Washington, D.C. Em 1980 ele foi indicado como Presidente da sociedade. Durante esses anos no Vihara, ele ministrou cursos de Budismo, conduziu retiros de meditação e proferiu palestras em muitos lugares dos EUA e Canada. Ao mesmo tempo ele deu continuidade aos estudos acadêmicos e obteve o B.A., M.A. e Ph.D. em Filosofia da American University. Ele ministrou cursos de Budismo na American University, Georgetown University, Bucknell University e University of Maryland. Ele também proferiu palestras em muitas outras universidades nos EUA, Canada, Europa, Austrália e Nova Zelândia.

Ele é o autor de Come and See, The Path of Serenity and Insight, The Jhanas, Mindfulness in Plain English (traduzido para o Português e publicado pela Edições Nalanda em 2003 como Meditação para Todos) e Eight Mindfull Steps to Hapiness, seu último livro em Inglês publicado em 2001. Seus artigos foram publicados nos EUA, Malásia, Índia, Sri Lanka, Inglaterra e França.

Bhante Gunaratana foi o capelão Budista na American University aconselhando os estudantes interessados no Budismo e na prática de meditação. Atualmente ele é Presidente e Abade do Bhavana Society, um monastério da tradição das florestas, situado em West Virginia, EUA. Ele continua a ensinar meditação e a conduzir retiros no Bhavana Society, onde reside, e como convidado em vários países espalhados pelo mundo. Ele também faz parte do corpo de professores visitantes do IMS – Insight Meditation Society em Barre/MA, EUA.

Bhante Gunaratana já esteve várias vezes no Brasil conduzindo retiros de meditação, dando cursos e palestras em São Paulo e em Belo Horizonte.

http://www.bhavanasociety.org/


 

Nesta entrevista Bhante Gunaratana explica os tipos de morte no Budismo e qual a melhor forma de se preparar para esse evento.

 

Um quarto dos ensinamentos do Buda tem por base a sensação, que é a primeira verdade do que ele ensinou ao longo de quarenta e cinco anos. Uma pessoa comum e uma pessoa iluminada se diferenciam pela forma como cada uma responde às sensações.

 

Uma palestra sobre as Quatro Nobres Verdades e os elementos do Nobre Caminho Óctuplo.

 

‘Como tudo é impermanente porque deveríamos fazer aquilo que fazemos normalmente nas nossas vidas diárias?’ foi a questão colocada por um amigo nosso. Este, é na verdade, um ponto muito importante que cada um de nós deveria perguntar. Não se trata da questão sobre “será tudo impermanente?” mas a questão é “como tudo é impermanente”. A impermanência é uma lei eterna e universal que ninguém pode contestar.

 

A mente que não é desenvolvida através da prática da meditação da atenção plena cria tensões, ansiedades e preocupações. Não fique se lamentando e repetindo sempre os mesmos erros.

 

A atenção plena é um dos fatores mais importantes em todo o conjunto dos ensinamentos do Buda. Ao equiparar a prática de metta à atenção plena podemos entender a importância dessa prática dentro do conjunto dos ensinamentos do Buda.

 

O que é a mente luminosa? O que devemos fazer para desenvolvê-la? Qual o papel dos irritantes psíquicos nesse processo?

 

A descrição dos dois métodos de meditação Budista, a meditação da tranqüilidade e a meditação de insight. A importância dos jhanas.

 

O nobre silêncio é o estado da mente em que não há pensamentos. A mente fica completamente em silêncio. Os pensamentos só podem ser silenciados se treinarmos a nossa mente através da prática correta da meditação.

 

O exame detalhado da aplicação deste símile empregado pelo Buda no Alagaddupama Sutta elucida a habilidade que ele teve em escolhê-lo para ilustrar de forma precisa o que as pessoas, que não compreendem de forma completa o significado das religiões, têm feito ao longo da história.

 

O que na verdade significa ‘estar com a atenção plena todo o tempo’? Significa apenas aplicar a total atenção naquilo que estivermos fazendo ou na verdade a atenção deve estar combinada com outras qualidades que contribuam para a eliminação dos irritantes psíquicos?

 

 

Revisado: 21 Maio 2005

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.