Abhidhamma Pitaka

O Cesto do Abhidhamma

Veja a relação de todos os suttas disponíveis no Índice dos Suttas e também a relação de todos os textos disponíveis no Índice dos Textos (ensaios e livros)



Os sete livros do Abhidhamma Pitaka, a terceira divisão do Tipitaka oferecem uma análise extremamente detalhada dos princípios básicos que governam o comportamento dos processos mentais e físicos. Enquanto que o Sutta e o Vinaya Pitaka são caracterizados pelos seus ensinamentos práticos relativos ao caminho Budista para a Iluminação, o Abhidhamma Pitaka apresenta uma análise quase que científica da infra-estrutura daquele mesmo caminho. Na filosofia do Abhidhamma o conhecido universo psíquico-físico (nosso mundo com “árvores” e “pedras,” “eu” e “você”) é reduzido a uma complexa – mas compreensível – rede de fenômenos impessoais que surgem e desaparecem em um ritmo inconcebivelmente veloz momento a momento, de acordo com leis da natureza claramente definidas.

O Abhidhamma Pitaka possui a merecida reputação de ser uma leitura difícil e densa, no entanto muitos acham que as descrições dos processos internos da mente são uma ajuda valiosa na prática de meditação. Em particular, o método moderno desenvolvido na Birmânia para o ensino e prática da meditação Satipatthana, extrai muito material da interpretação da experiência meditativa contida no Abhidhamma.

De acordo com a tradição, a essência da filosofia do Abhidhamma foi formulada pelo Buda durante a Quarta semana após a sua Iluminação, embora os acadêmicos debatam a autenticidade do Abhidhamma no formato atual, questionando o fato deste ser um trabalho do próprio Buda. Independentemente do seu autor, no entanto, o Abhidhamma se destaca como uma obra monumental de um gênio intelectual.

O Abhidhamma Pitaka está dividido em sete livros, embora o primeiro (Dhammasangani) e o último (Patthana) combinados é que formem a essência dos ensinamentos do Abhidhamma. Os sete livros são:



Dhammasangani ("Enumeração do Fenômenos")

Este livro enumera todos as paramattha dhamma (realidades últimas) que podem ser encontradas no mundo. De acordo com essa enumeração elas compreendem:

Vibhanga ("O Livro dos Tratados")

Este livro dá seguimento à análise do Dhammasangani sob a forma de um catecismo

Dhatukatha ("Discussão com relação aos Elementos")

A reiteração do anterior, sob a forma de perguntas e respostas.

Puggalapaññatti ("Descrição de Indivíduos")

Este livro contem as descrições de um número de tipos de personalidades distintas.

Kathavatthu ("Pontos de Controvérsia")

Este livro contem perguntas e respostas que foram compiladas por Moggaliputta Tissa no século 3 antes de Cristo de forma a esclarecer pontos de controvérsia que existiam entre as várias escolas de Budismo na época. O resultado final desse trabalho foi apresentado no Terceiro Concílio Budista e incluído como parte do Abhidhamma. O método de exposição empregado foi aquele recomendado pelo Buda, antecipando controvérsias que poderiam surgir no futuro e por isso este tratado é aceito como se fosse a palavra do próprio Buda.

Yamaka ("O Livro dos Pares")

Este livro contem uma análise lógica de muitos conceitos apresentados nos livros anteriores.

Patthana ("O Livro de Relações")

Este livro, de longe o volume mais extenso em todo o Tipitaka (mais de 6.000 páginas na edição Tailandesa), descreve os 24 paccayas, ou leis de condicionalidade, através das quais os dhammas interagem. Essas leis, quando aplicadas a cada uma das possíveis permutações com os dhammas descritos no Dhammasangani, dão origem a toda experiência que pode ser conhecida.


Veja também: Um Ensaio sobre o Abhidhamma, uma visão geral dos ensinamentos contidos no Abhidhamma tomando como referência o texto do Abhidhammattha Sangaha e mais os comentários de vários autores.


Revisado: 22 Março 2003

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.